Hora local: 21:03
logotipo
Você está aqui: Página inicial

FEIRA DO FUMEIRO: ENCHENTE DE PÚBLICO PERMITIU A VENDA DE 5 TONELADAS E MEIA DE FUMEIRO

2012/04/02

Quem chegasse à Feira do Fumeiro e do Cozido à Portuguesa, ao princípio da tarde de 1 de Abril, com o objetivo de comprar fumeiro produzido em Baião, já iria encontrar dificuldades. Pode parecer algo próprio do dia das mentiras, mas a verdade é que a meio do último dia desta feira de promoção dos produtos e da gastronomia de Baião, já restavam poucas peças de fumeiro nos 13 expositores ali presentes. Ao todo estima-se que pelo recinto instalado na Feira do Tijelinho tenham passado mais de dez mil pessoas e que tenham sido vendidas entre para cima de cinco toneladas e meia de fumeiro.

Os números foram avançados a meio da tarde de domingo, pelo presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro, que se regozijou pelo "sucesso de mais uma edição de um dos eventos que mais contribui para o desenvolvimento e projeção do concelho de Baião no exterior". "A Feira do Fumeiro é em primeiro lugar vital para o escoamento dos produtos de grande qualidade que temos em Baião, mas ajuda, igualmente, a tornar o nosso concelho mais visitado e apreciado no exterior", disse o autarca.

Estima-se que entre os dias 30 de Março e 1 de Abril tenham sido vendidas 6 mil refeições - entre os restaurantes presentes no evento e aqueles situados nas imediações do recinto -, 4000 garrafas de vinho, 800 quilos de broa de milho e 400 quilos de biscoito da Teixeira.

Foram ainda vendidas 1,25 toneladas de laranja da Pala convertidas em sumo; 300 quilos de doces regionais; 150 quilos de queijo; 300 unidades de licores; 120 unidades de compotas e 500 unidades de bombons de chocolate.

Algumas opiniões de visitantes da VII Feira do Fumeiro e do Cozido à Portuguesa de Baião:

- "Costumo vir com a família a esta feira. Este ano está melhor, porque houve uma adequação dos preços", José Ribeiro de Sousa, natural de Santa Cruz do Douro e residente no Porto.

- "Nunca tínhamos vindo a Baião até termos visitado a Feira do Fumeiro há dois anos. Aproveitamos este evento para vir às compras de fumeiro para a Páscoa. Damos os parabéns à organização porque está tudo bem organizado e é desta forma que conseguem dar a conhecer Baião" - Manuel Araújo, Vila Maior - Santa Maria da Feira; César Neto, Santa Maria da Feira; António Pinto, Marco de Canaveses.

- "É a primeira vez que vimos a este evento e aproveitamos para levar algum fumeiro e doces. Faltou-nos provar o vinho verde, por isso estamos a pensar em vir cá com mais tempo" - David Mendes e Estefânia Sousa, Porto.

- "Promovi uma excursão a esta feira com 51 pessoas da zona do Grande Porto, porque já conheço a qualidade deste evento. Tenho gosto em vir cá porque apesar de viver em Valongo sou natural de Santa Cruz do Douro. Iremos voltar no Festival do Anho Assado e do Arroz do Forno" - Joaquim Pinto, Valongo.

- "Esta festa está a melhorar de ano para ano. Já se ouve falar muito dela na comunicação social. Gosto muito de cá vir e já estou à espera do Festival do Anho" - Joana Alves, Vila Nova de Gaia.

Outras notícias